PSDB quer que presidente se explique sobre declarações, diante do STF.
28/02/2005

PSDB X Lula
Partido quer que presidente se explique sobre declarações

A diretoria nacional do PSDB quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se explique sobre as declarações de que acobertou acusação de corrupção do governo FHC em processos de privatização. A interpelação judicial foi protocolada nesta segunda-feira (28/2), no Supremo Tribunal Federal.

Para o PSDB, Lula foi omisso ao se referir à acusação: não deixou claro em que órgão a corrupção teria acontecido o “grande processo de corrupção”.

Agora, o partido quer que o STF exija que o presidente traga às claras se realmente sabia da corrupção e, mesmo assim, não ordenou que o caso fosse apurado.

O PSDB é representado pelos advogados Rodolfo Machado Moura e Gustavo Kanffer, que pedem ainda que Lula esclareça o propósito ou a intenção do uso do termo “achincalhar” o governo anterior.

No discurso, o presidente disse que apurar a acusação seria bom se ele tivesse tomado a decisão de “achincalhar” o governo FHC. Mas, segundo ele, sua conduta seria a de não ficar preocupado com o que o governo anterior teria deixado de fazer, mas sim com o que ele teria que fazer para o país.

As declarações de Lula foram feitas na última semana, em visita à Estação Fazenda Alegre, no Espírito Santo.

Ainda na petição, os advogados justificam o pedido de explicação em juízo como a única ferramenta judicial cabível à questão. Segundo eles, a jurisprudência do STF não permite que o crime de difamação seja cometido contra pessoa jurídica.