"Pesadelo judicial" obstrui crescimento do Brasil, diz Financial Times.
24/05/2005

Economia nacional
Fonte: BBC Brasil

O diário britânico Financial Times publica nesta terça-feira uma reportagem sobre os problemas do Poder Judiciário brasileiro, afirmando que o "pesadelo judicial" é um obstáculo ao crescimento econômico do país.
O jornal apresenta como exemplo a história de um empresário da construção civil que levou dez anos para conseguir na Justiça que o Estado de São Paulo pagasse a ele uma dívida.
O dinheiro que será reembolsado a ele, explica o FT, vem tarde demais - a empresa dele não conseguiu resistir ao calote e ao endividamento durante todos esses anos, e a quantia que será paga agora não será suficiente para remediar os problemas causados.
"Ele é apenas uma de inúmeras vítimas do sistema judiciário disfuncional do Brasil, que é cada vez mais visto como um obstáculo para o desenvolvimento nacional", observa o texto.
A inoperância do Judiciário, afirma o jornal, "permite aos devedores de todos os tamanhos fugir o quanto quiserem, sabendo que apenas o mais determinado credor pode levá-los à Justiça".
Segundo o FT, o resultado prático dessa situação é a cobrança de juros altíssimos nos empréstimos bancários e, "o que é mais preocupante, projetos essenciais de infra-estrutura estão paralisados porque os investidores não têm certeza se o Judiciário fará valer os seus direitos".

Terça, 24 de Maio de 2005, 7h05